sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dicas para organizar o Batizado


Oragnizando o Batizado do Bebê

Este é um momento super especial na vida da família, o Batizado.
Primeiro precisa pensar se sera um evento intimo ou uma festa.
Depois de decidir que Batizado sera, é preciso pensar na lista de convidados. Pode ser que ela seja maior que você pensou a principio. Pense bem se vale a pena convidar todo mundo para a cerimônia na igreja.
Se for uma festa, uma opção é fazer o batizado de manhã e a festa a na hora do almoço ou à tarde, assim nem todos os convidados precisam ir à igreja também (só os mais próximos).
Mas  em geral o batizado é uma festa mais íntima, onde serão convidados somente as pessoas que estiverem na cerimônia na igreja. Convidam-se os padrinhos, além dos avós da criança e os tios de primeiro grau (irmãos dos pais) e algum amigo muito intimo.
Agora é hora de pensar nos convites,  que vai explicar como será a comemoração e o convite já pode ser com tema da decoração.
Mas o convite também pode ser feito apenas por telefone ou até email, se os convidados forem pessoas próximas.

Quem convidar para o batizado?

Em geral o batizado é uma festa mais íntima. As pessoas que estiverem na Igreja, são as estarão na festa. Os convidados são: os padrinhos, os avós, os tios de primeiro grau (irmãos dos pais) e eventualmente um amigo muito intimo.

A expectativa é que haja uma comemoração logo depois da parte religiosa (um almoço ou lanche, dependendo do horário), mas não é uma obrigação.

Se você não quiser ou não puder fazer uma festinha, despeça-se dos convidados na igreja mesmo, e, quem sabe, entregue algum tipo de lembrancinha para agradecer a presença.

Batizado de manhã - café da manhã e brunch

Se o batismo for muito cedo e as pessoas saírem da igreja antes das 11h, uma boa opção é um café da manhã caprichado, com pães diversos, alguns tipos de bolos caseiros, geleias, frios, frutas, chás, café, leite, chocolate e sucos.

Se você quiser um evento mais longo, uma ótima opção será um brunch, que é uma mistura de café da manhã e almoço leve. As comidas são os mesmos do café da manhã, mas você pode incrementar com: bolos com cobertura e recheio, saladas, tortas salgadas ou quiches e sobremesas. Você pode tornar este evento muito mais atraente, montando uma linda mesa de doces decorada.

Batizado com almoço em casa

Caso o Batizado termine perto da hora do almoço, o ideal é que seja servida uma refeição, que pode ser finger foods (comidinhas) que são bem práticos, sucos, refrigerantes e até uma vinho e cerveja. Depois um prato pratico e fácil de servir como: uma massa, uma torta ou uma carne já cortada (escalope ou strogonoff), e para acompanhar uma salada farta.
A comida pode ser mais leve,  mas, se você é mesmo da turma da feijoada ou do churrasco, faça o que for do seu gosto e, acima de tudo, seja prático.
Outra sugestão é mesa com massas e molhos variados e também saladas, costuma ser mais fácil de organizar e não sai tão cara.

Hora da sobremesa -  uma linda mesa de doces bem decorada  - veja abaixo

Batizado à tarde: café ou lanche

Se o Batizado for depois do almoço, você pode servir um lanche para os convidados. Sugestão de cardapio: café, sucos, refrigerantes, sanduíches de metro, salgados, pães, tortas, docinhos... Tudo depende do seu orçamento.

Decoração e mesa decorada

A decoração vai ser seguindo a definição das cores e o tema, que geralmente  são de anjinhos.  O bolo cenográfico nas cores definidas. Anjinhos também podem servir de enfeite para paredes e mesas e para o bolo.Um arranjo de flores brancas na mesa ou vasinhos menores espalhados pela sala já dão o tom elegante e sóbrio da ocasião. O branco e as cores suaves são os mais usados  para o bolo, centros de mesa e os docinhos. Uma mesa fica bem bonita com doces em forminhas especiais, biscoito de anjinhos, chocolates personalizados, tubos de ensaio, cup cackes. Tudo isso em bandejas em varias alturas em MDF branco.

Lembrancinha

Este é um dia muito especialna vida do bebe e de seus pais. É uma data marcante para todos. Então nada melhor que oferecer lembrancinhas para retribuir o carinho de seus convidados. Existem várias opções super lindas e delicadas para esta ocasião com motivs religiosos.

Abaixo selecionamos para você, algumas fotos com ideias bem interessantes de latinhas com vela e mini terços, vidrinhos com agua benta e mini terço, almofadinhas sache com mini terço ou medalhinhas. Mas você pode oferecer também caixinhas de vidro com amêndoas e mini terço, chocolate, trufas .....
 A regra geral é entregar uma lembrancinha por família, mas se for chocolate, trufas, amêndoas, todos vão querer.









Nenhum comentário: